A Volvo anunciou que passará a cobrar por carregamentos de carros elétricos que não fazem parte de sua frota. Com isso, a partir desta quarta-feira (10), clientes de concorrentes terão que pagar R$ 4 por kWh para utilizar a infraestrutura da montadora sueca.
O impacto pode ser grande porque a Volvo é uma das companhias que mais investiu em pontos de carregamento ao longos dos últimos anos: possui mais de mil pontos de recarga em cidades de todo o Brasil e vem implementando 101 eletropostos rápidos em rodovias. Clientes da Volvo não serão afetados pela mudança e seguem com o carregamento gratuito.
Além da principal mudança, serão cobradas mais duas taxas: uma de conectividade, de R$ 2,5 ao iniciar a recarga (clientes Volco são isentos), e outra de ociosidade, de R$ 5 por minuto. Essa última vale para os casos em que o carro já está abastecido, mas o cliente não libera a vaga para uma próxima pessoa. A partir de quarta, haverá tolerância de 15 minutos para a taxa ser cobrada e será a única que os motoristas com carros da Volvo também pagarão – se não respeitarem a regra.
Continua depois da publicidade
Para consultar os carregadores conectados que passarão a ter cobrança, o cliente deve acessar o aplicativo Volvo Car Eletropostos e fazer o filtro para eletropostos pagos.
Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos
Estratégia
A montadora afirma que a cobrança faz parte de “mais uma etapa de seu processo de eletrificação”. Já foram instalados 52 dos 101 eletropostos anunciados, totalizando 19 mil quilômetros de estradas e 37 rotas conectadas. No último ano, 40 mil recargas foram realizadas, número que corresponde a 1 milhão kWh consumidos. Considerando toda a rede de eletropostos, 75% das recargas feitas representam clientes de outras marcas.
Continua depois da publicidade
“Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil. Com isso, é esperado que a infraestrutura para atender os veículos elétricos amadureça cada vez mais. Este é um novo passo que se torna necessário para seguirmos evoluindo de forma segura e abrangente, além de aprimorarmos o nosso atendimento, monitoramento e cobertura”, afirma Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, em comunicado.
Com a sua estrutura, a Volvo tem pontos de recarga que conectam trajetos de mais de 2 mil quilômetros, como de Foz do Iguaçu (PR) ao litoral Norte do Rio de Janeiro.
“Além de possibilitar rotas pelo litoral do país, também estamos focados no interior dos estados, como, por exemplo, a rota do agronegócio em Mato Grosso”, comenta Guilherme Galhardo, head de eletrificação e diretor digital da Volvo Car Brasil.
Continua depois da publicidade
Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos