O teste de autenticidade e integridade dos sistemas eleitorais será feito no sábado (26), véspera do pleito, a partir do meio-dia, pelas entidades que foram legitimadas para participar desse processo de fiscalização
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) testará mais uma vez a integridade dos sistemas usados na urna eletrônica para a recepção e totalização dos votos, visando a dar ainda mais credibilidade ao equipamento que será utilizado no segundo turno das eleições municipais de 2024.
O teste de autenticidade e integridade dos sistemas eleitorais será feito no sábado (26), véspera do pleito, a partir do meio-dia, pelas entidades que foram legitimadas para participar desse processo de fiscalização eleitoral, com o objetivo de atestar que o sistema não sofreu modificação.
“É a Cerimônia de Verificação da Integridade e Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, mais uma oportunidade de auditoria e fiscalização que ressalta a transparência e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação”, justificou o TSE.
Continua depois da publicidade
A fiscalização será na sede do TSE, em Brasília. “As instituições participantes poderão verificar se o sistema de totalização é o mesmo que foi assinado digitalmente pelas próprias entidades fiscalizadoras na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, concluída no dia 10 de setembro deste ano”, detalhou o tribunal.
Planilha
Resultados do 3º trimestre
Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.