Donald Trump disse que é “tarde demais” para realizar outro debate depois que a campanha da vice-presidente Kamala Harris disse que aceitou um convite para um confronto na CNN em outubro e desafiou o indicado republicano a subir ao palco com ela.
“O problema com outro debate é que é tarde demais”, disse o ex-presidente em um comício em Wilmington, Carolina do Norte, no sábado, observando que a votação antecipada já começou em alguns estados e questionando a imparcialidade da CNN como moderadora.
“Ela fez um debate. Eu fiz dois”, disse Trump. “A votação foi lançada. Os eleitores estão lá.”
LISTA GRATUITA
Ações Fora do Radar
Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa
A campanha de Harris disse no sábado que havia concordado em participar de um debate na CNN em 23 de outubro, menos de duas semanas antes do dia da eleição, dizendo que os eleitores “merecem outra oportunidade” de ouvir os candidatos.
“Donald Trump não deve ter problemas em concordar com este debate. É o mesmo formato e configuração do debate da CNN que ele compareceu e disse que venceu em junho, quando elogiou os moderadores, regras e classificações da CNN”, disse a presidente da campanha de Harris, Jen O’Malley Dillon, em uma declaração.
Trump entrou em conflito com o presidente Joe Biden em um debate em junho moderado pela CNN — um fórum no qual o presidente em exercício teve uma performance calamitosa que o levou a decidir encerrar sua campanha e apoiar Harris para a indicação do partido.
Continua depois da publicidade
Harris e Trump subiram ao palco para seu único debate até agora em 10 de setembro, um confronto moderado pela ABC News que havia sido originalmente acertado pela candidata presidencial republicana e pela campanha de Biden.
Esse debate viu Trump entregar um desempenho irregular e uma pesquisa rápida da CNN mostrou que os eleitores viam Harris como a clara vencedora. A campanha de Harris imediatamente desafiou Trump para uma segunda disputa televisionada e ela disse repetidamente em comícios que está ansiosa para subir ao palco novamente.
“Estou tentando conseguir outro debate, mas veremos”, disse Harris na sexta-feira durante um evento de campanha na Geórgia.
Continua depois da publicidade
Trump já havia dito que venceu o confronto e não precisava debater novamente.
No sábado, ele questionou se a CNN seria uma moderadora neutra, dizendo que, embora eles tenham sido “justos” durante seu debate contra Biden, a rede pode não ser mais assim. E ele citou uma oferta passada para debater com Harris em um fórum moderado pela Fox News, um canal que seria mais favorável a Trump, dizendo que o candidato democrata “recusou”.
Trump e aliados também atacaram a ABC News por causa de seus moderadores, dizendo que eles eram tendenciosos a favor de Harris. Os moderadores corrigiram no ar as falsas alegações do ex-presidente de que imigrantes haitianos estavam comendo os cães e gatos de seus vizinhos na cidade de Springfield, Ohio, e que alguns estados permitem que bebês sejam mortos após o nascimento.
Continua depois da publicidade
Os companheiros de chapa de Trump e Harris, o senador republicano JD Vance, de Ohio, e o governador democrata de Minnesota, Tim Walz, devem realizar seu próprio debate em 1º de outubro com a CBS News.