O atual surto de tornados nos Estados Unidos, que mostrou especial força no final de abril, deve continuar com intensidade nos próximos dias. O centro de previsão de tempestades (SPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) para esta segunda-feira um alerta para uma região no centro do país habitada por milhões de pessoas.
A empresa CoreLogic estima que tornados em Nebraska, Iowa e Oklahoma podem ter danificado mais de 7 mil imóveis residenciais unifamiliares e multifamiliares, com um custo combinado de reconstrução de até US$ 2,1 bilhões.
Um vídeo capturado por uma câmera ligada num carro que estava num estacionamento em de Waverly, no Nebraska, mostraram um grande tornado cruzando a rodovia Interestadual 80 e danificando fortemente uma instalação da Garner Industries.
Continua depois da publicidade
Um tornado atingiu a fronteira de Nebraska e Iowa perto de Blair, que abriga várias instalações industriais, incluindo a Cargill, e outras empresas químicas de biotecnologia. A Usina Nuclear de Fort Calhoun, ao sul de Blair, no rio Missouri, saiu ilesa.
Segundo o alerta de hoje, o centro dos EUA está propenso a receber tempestades intensas de que provavelmente serão capazes de produzir tornados de longa distância, granizo gigante e rajadas de vento com força de furacão.
Vários sistemas meteorológicos severos, ou tempestades severas cruzaram as grandes planícies a partir de 26 de abril, continuando nos dias seguintes. Isso produziu fortes tornados em Oklahoma, Omaha, Nebraska e no sudoeste de Iowa. Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em Oklahoma, depois que tornados atingiram as planícies do sul dos EUA no dia 28, segundo a Reuters.
Continua depois da publicidade
O serviço meteorológicos NWS confirmou que houve cinco tornados de classe EF-3 e dois tornados EF-2 em Nebraska e sudoeste de Iowa, incluindo aqueles que passaram perto das cidades de Lincoln e Omaha. Em Oklahoma, o NWS confirmou que um tornado em Marietta era um EF-4.