A Receita Federal pagará mais de R$ 1,1 bilhão somente para contribuintes do Rio Grande do Sul no primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2024. Os pagamentos vão acontecer em 31 de maio.

Nesse lote, estão incluídas as restituições de cerca de 900 mil declarantes gaúchos.

Priorizar a restituição aos contribuintes do Rio Grande do Sul foi uma das medidas incluídas pelo Governo Federal no pacote de R$ 50,9 bilhões, anunciado no dia 9, para auxiliar famílias, trabalhadores rurais, empresas e municípios no estado, afetado por enchentes nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

Segundo Robinson Barreirinhas, secretário especial da Receita Federal, a medida foi possível por causa de mudanças que viabilizaram o fechamento do 1º lote apenas no dia 15 de maio, em vez do dia 10 – possibilitando a ampliação no número de contribuintes beneficiados.

Mutirão de acessibilidade

Nos próximos dias, vai acontecer o Mutirão de Acessibilidade Digital no Rio Grande do Sul, uma iniciativa do Fisco para levar àqueles que se encontram em abrigos acesso a serviços públicos digitais disponibilizando computadores, tablets e internet.

Serão disponibilizados serviços como:

Continua depois da publicidade

  • Acesso a serviços públicos pelo portal gov.br;
  • Acesso à conta bancária e contas de email;
  • Antecipação da restituição do Imposto de Renda.

Estudantes que participam do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino que oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas, apoiarão a iniciativa no RS.

O Mutirão se soma a uma série de outras medidas anunciadas pelo órgão, como a postergação do pagamento de tributos e entregas de declarações, a exemplo do imposto de renda, o lançamento do Receita Via Rápida, que facilita o recebimento de doações do exterior, além de doações de mercadorias e disponibilização de helicóptero e drones da instituição.