(Bloomberg) Para pelo menos um negociador de opções do Tesouro dos Estados Unidos os dados de inflação da próxima semana poderão produzir ganhos inesperados ou perdas catastróficas.

Uma posição de baixo custo assumida durante a sessão dos EUA de quinta-feira (9) deverá render cerca de US$ 15 milhões se o rendimento da nota do Tesouro de 10 anos – atualmente em torno de 4,5% – atingir 4,25% até 24 de maio. No entanto, a posição perderia o mesmo montante se o rendimento do título alcançar 4,7%.

A posição começa a ganhar dinheiro se os rendimentos dos títulos de 10 anos caírem abaixo dos 4,35% e a perder se subirem acima dos 4,58%, mas os lucros ou perdas acumulam-se rapidamente para além desses níveis, mostra a análise da Bloomberg.

Continua depois da publicidade

Fonte: Bloomberg

A operação tem várias motivações possíveis. Se estiver ligado a uma posição em futuros do Tesouro, poderá ser uma cobertura barata para uma recuperação desencadeada pela inflação de Abril da próxima semana e pelos dados de vendas a retalho.

Poderia também ser uma aposta na volatilidade implícita, onde um aumento elevaria os preços das opções. Em qualquer caso, o responsável pela estratégia deverá ser capaz de mitigar as perdas fazendo ajustes ou saindo da posição se os rendimentos começarem a subir.

Em um momento em que vários grandes bancos de Wall Street ainda projetam que o Federal Reserve (o Fed, banco central dos Estados Unidos) realize um corte nas taxas de juro em julho, o mercado do Tesouro está em risco devido a dados econômicos que poderão impedir um corte. Além disso, o presidente do Fed, Jerome Powell, está entre os dirigentes da instituição programados para discursar entre os dias 14 e 19 de maio.

Continua depois da publicidade

© 2024 Bloomberg L.P.