O presidente argentino, Javier Milei, planeja se reunir com o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e outros líderes das gigantes da tecnologia no Vale do Silício, no final de maio, disseram fontes com conhecimento direto do assunto.
A missão presidencial a São Francisco incluirá reuniões com representantes da Apple, OpenAI, Alphabet, Google, entre outras empresas do setor de tecnologia, disseram as fontes. O embaixador da Argentina nos EUA, Gerardo Werthein, participará da missão.

Um porta-voz da Meta não quis comentar.

A viagem acontece após o investidor do Vale do Silício, Peter Thiel, se encontrar com Milei em Buenos Aires no início deste mês. Milei também teve duas reuniões com o CEO da Tesla, Elon Musk, inclusive em recente conferência do Milken Institute em Los Angeles. O libertário ganhou elogios internacionais de pessoas como o bilionário Stanley Druckenmiller pela sua campanha de austeridade.

Continua depois da publicidade

O conselho de assessores econômicos do presidente, liderado por Demian Reidel, está coordenando os últimos detalhes para definir a agenda, que buscará investimentos para transformar a Argentina em um centro de inteligência artificial.

As autoridades estão convencidas de que a Argentina tem vantagens comparativas: grandes áreas abertas para desenvolvimento, clima frio, capital humano de primeira qualidade e, agora, um governo favorável às empresas.