O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, conversaram neste domingo (17), na véspera da reunião do G20, sobre a situação da Enel, empresa italiana que opera concessões de distribuição de energia no Brasil.

De acordo com nota do Palácio do Planalto, Lula mencionou a necessidade de melhorias nos serviços prestados pela empresa, especialmente em São Paulo, que enfrentou ao menos três apagões em outubro.

No mês passado, cerca de 2 milhões de clientes ficaram sem luz na região metropolitana da cidade. No início de novembro, a Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com uma Ação Civil Pública contra a companhia, pedindo indenização aos consumidores.

Continua depois da publicidade

A primeira-ministra da Itália, que atualmente ocupa a presidência do G7, lembrou que as companhias italianas têm planos de investir 40 bilhões de euros no Brasil, reafirmando o interesse na atualização dos acordos de parceria e cooperação econômica entre os dois países, especiamente nas pautas de desenvolvimento, transição energética e segurança alimentar.

Giorgia menciou também os 800 mil cidadãos italianos e 30 milhões de descendentes de italianos que vivem no Brasil – quase 20% da população brasileira.

Participaram da reunião os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; da Agricultura, Carlos Fávaro, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Também participou o assessor especial para assuntos internacionais Celso Amorim.

Continua depois da publicidade

(Com Agência Brasil)

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS