Nguyen Phu Trong, chefe do Partido Comunista do Vietnã e autoridade mais poderosa do país, faleceu nesta sexta-feira, de acordo com um comunicado do governo.

Trong, de 80 anos, foi secretário-geral do partido de 2011 até sua morte. Ele também foi presidente da nação de 2018 a 2021.

Trong morreu às 13h38 de sexta-feira em um hospital militar em Hanói, conforme o comunicado. O líder morreu “devido à idade avançada e doença grave, apesar de receber tratamento incansável” de seus médicos e dos principais especialistas do país, disse o governo.

Continua depois da publicidade

O governo cancelou uma série de apresentações musicais em todo o país, de acordo com relatos da mídia local. O site do governo ficou com a cor cinz após o anúncio da morte de Trong.

Indiscutivelmente o líder mais influente do país desde Ho Chi Minh, Trong supervisionou uma vasta expansão econômica, incluindo o aprofundamento de laços com a China e um antigo adversário, os Estados Unidos. Sob sua liderança, o Vietnã lançou uma ampla campanha para erradicar a corrupção, que envolveu centenas de autoridades e líderes empresariais.

O politburo escolheu o presidente To Lam para se tornar o líder interino devido à emergência de saúde de Trong.

Continua depois da publicidade

Trong foi eleito secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã em 2011 e reeleito para o cargo em 2016 e 2021. Ele também se tornou presidente em 2018, rompendo com a tradição do partido após a morte do então presidente Tran Dai Quang. Trong renunciou à presidência em 2021, mas sua eleição naquele ano para um terceiro mandato como secretário-geral o tornou o líder do partido com o mandato mais longo desde Le Duan, que ocupou o cargo de 1960 até sua morte em 1986.

Trong liderou o comitê central do país para combater a corrupção desde 2013. Nos últimos anos, ele comparou sua campanha anticorrupção a uma “fornalha ardente”, que desde pelo menos 2021 tem envolvido diversos funcionários do governo e executivos de negócios em suas “chamas”.

A repressão foi retratada como parte dos esforços do Vietnã para aumentar seu apelo como destino para investimentos estrangeiros em meio a uma acirrada competição entre os Estados Unidos e a China, e para garantir a legitimidade do partido diante de grandes escândalos. No entanto, também causou medo generalizado entre os burocratas, levando-os a atrasar a tomada de decisões e a aprovação de documentos necessários para novos empreendimentos e outras atividades relacionadas aos negócios.

Continua depois da publicidade

“Nguyen Phu Trong é, sem dúvida, o político vietnamita mais influente do século XXI”, disse Linh Nguyen, analista líder para o Vietnã na Control Risks. “Ele deixa um legado de poder inquestionável do partido totalmente restaurado e uma campanha anticorrupção sem precedentes que atingiu centenas de políticos seniores corruptos.”

Trong foi um grande defensor da abertura da nação, antes isolada, para investimentos estrangeiros. O Vietnã se transformou em uma das economias mais dependentes do comércio no mundo, com a assinatura de inúmeros acordos de livre comércio. Até o final de 2023, o valor das exportações do Vietnã era aproximadamente igual ao tamanho de sua economia, sendo os Estados Unidos, antigo adversário, agora seu maior mercado de exportação.

Em 2015, Trong se tornou o primeiro chefe de partido a visitar os Estados Unidos, quando se encontrou com o ex-presidente Barack Obama na Casa Branca. Naquela ocasião, Obama afirmou que a “difícil história” entre os Estados Unidos e o Vietnã estava sendo substituída por uma relação baseada em interesses econômicos e de segurança mútuos em uma região que estava se tornando cautelosa em relação ao crescimento da China. Trong afirmou que os Estados Unidos e o Vietnã conseguiram “superar o passado” e se tornaram amigos.

Continua depois da publicidade

Possíveis sucessores

A seleção de um líder é um processo altamente secreto no Vietnã e analistas esperam que a vacância no topo do poder possa desencadear uma competição acirrada dentro do politburo e do comitê executivo central.

Lam está em uma posição forte para se tornar o próximo chefe do partido, mas isso não é garantido. O ex-ministro da segurança e defensor de longa data de Trong na luta contra a corrupção ajudou a elevar a classificação do Vietnã no Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional para a 83ª posição no ano passado, em comparação com 113ª posição em 2016.

Trong nasceu em Hanói em 14 de abril de 1944. Sua biografia oficial diz que ele veio de uma família “pobre camponesa”, de acordo com o veículo estatal Vietnam News.

Continua depois da publicidade

Ele obteve um diploma de bacharel em filologia, o estudo da linguagem e literatura, na Universidade Nacional do Vietnã em 1967, de acordo com o site do governo. Ele teve interesse em literatura popular desde jovem, de acordo com uma biografia publicada no site da universidade, que também exibiu um de seus primeiros trabalhos publicados, uma análise de poesia popular de 1967, segundo a Reuters, em 2021.

Trong defendeu sua tese de doutorado no Departamento de Construção do Partido da Academia de Ciências Sociais da antiga União Soviética em 1983. Ele fez um curso de pós-graduação em Economia e Política na Academia Nacional de Política Ho Chi Minh de 1973 a 1976.

Com sua experiência como secretário do partido em Hanói e presidente da Assembleia Nacional, Trong foi escolhido como candidato para a posição de secretário-geral em 2011, disse Le Hong Hiep, ex-autoridade do Ministério das Relações Exteriores, que agora é pesquisador sênior do Programa de Estudos do Vietnã do Instituto ISEAS-Yusof Ishak em Cingapura.

Durante uma luta pelo poder em 2016 com Nguyen Tan Dung, Trong superou o então primeiro-ministro para conquistar seu segundo mandato como chefe do partido, disse Hiep. “Por trás de sua aparência paternal, Trong provou ser um político determinado e habilidoso.”

Em 2021, ele foi escolhido para um terceiro mandato como secretário-geral, supostamente porque o partido não conseguiu chegar a um consenso sobre seu sucessor.

A saúde debilitada de Trong foi motivo de especulação por anos. Ele parecia preocupado em assumir a presidência em 2018, citando sua idade avançada e saúde enfraquecida durante um discurso na Assembleia Nacional.

Após ser reeleito chefe do partido em 2021, ele também disse que preferiria se aposentar porque “estou velho e não estou com boa saúde”. Na época, ele não conseguiu encontrar um candidato para substituí-lo durante a reorganização do partido, o que o obrigou a permanecer como chefe do partido.

Ele foi hospitalizado no início de janeiro deste ano devido a uma doença não especificada.

© 2024 Bloomberg L.P.