DETROIT/WATERFORD TOWNSHIP, EUA (Reuters) – A democrata Kamala Harris levantou dúvidas quanto à resistência física do republicano Donald Trump para ser presidente enquanto os dois candidatos tentaram desempatar a disputa pela presidência dos Estados Unidos no Estado de Michigan na sexta-feira, com Trump respondendo de forma agressiva às críticas sobre a energia que ele vem demonstrando na campanha.

Kamala, que completa 60 anos no domingo, tocou no assunto para levantar dúvidas sobre Trump, de 78 anos. A idade era um problema quando o presidente Joe Biden, de 81 anos, estava na disputa, mas deixou de ser uma questão quando ele desistiu de sua candidatura.

Kamala disse na sexta-feira que as notícias de que o ex-presidente Trump estava faltando às entrevistas porque estava cansado e havia desperdiçado a chance de um segundo debate com ela levantaram questões sobre a aptidão dele para o cargo.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Uma seleção mensal de títulos corporativos negociados no exterior para você investir em dólar.

“Isso deveria ser uma preocupação. Se ele não consegue lidar com os rigores da campanha, será que estará apto para fazer o trabalho?” disse ela a repórteres antes de um comício em Grand Rapids. “Essa é uma pergunta legítima.”

Trump de fato faltou a algumas aparições, mas sua campanha não explicou as razões para as ausências.

Em conversa com repórteres em Detroit, Trump repudiou a colocação. “Já estou há 48 dias sem descanso”, disse ele. “Não estou nem cansado. Estou muito feliz. Sabe por quê? Estamos acabando com ela nas pesquisas, porque o povo norte-americano não a quer.”

Continua depois da publicidade

A apenas 18 dias das eleições, as pesquisas nos Estados mais competitivos das eleições continuam mostrando empate entre os dois candidatos. 

(Reportagem de Andrea Shalal em Waterford Township, Michigan, e Steve Holland em Detroit; reportagem adicional de Trevor Hunnicutt e Doina Chiacu in Washington)