(Bloomberg) — A Ferrari planeja oferecer um serviço de garantia estendida para a próxima geração de supercarros híbridos e elétricos, a fim de aliviar as preocupações dos clientes com relação ao envelhecimento das baterias.
A fabricante italiana está prestes a oferecer uma assinatura anual que custará cerca de 7 mil euros (R$ 41,9 mil) para baterias, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. O serviço dará aos motoristas o direito de substituir a bateria em modelos híbridos, como o plug-in híbrido SF90 Stradale de 418 mil euros, após oito anos, e cobre defeitos relacionados, disseram as fontes.
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Alguns fabricantes de automóveis de luxo, como Bugatti e Aston Martin, cobram de seus compradores abastados taxas significativas para ajudar na manutenção dos veículos, gerando receita adicional. O Valkyrie de US$ 3 milhões da Aston Martin atrai uma taxa de quase US$ 450 mil ao longo de três anos, enquanto uma garantia estendida de quatro anos para o Bugatti Chiron, com preço semelhante, custa cerca de US$ 170 mil aos motoristas.
Um porta-voz da Ferrari se recusou a comentar sobre o plano de assinatura da bateria.
A Ferrari oferecerá o mesmo serviço para seu primeiro veículo totalmente elétrico, que será lançado no final do próximo ano, disseram as fontes. Uma segunda substituição da bateria está automaticamente agendada para o 16º ano do veículo, informaram. Todos os modelos da fabricante são cobertos por uma garantia padrão de três anos. Para híbridos, essa garantia se estende para cinco anos na bateria e componentes relacionados.
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O serviço de assinatura para pacotes de bateria faz parte da estratégia mais ampla do CEO Benedetto Vigna de buscar novas fontes de receita enquanto constrói a lealdade dos clientes. Ele estará disponível através dos revendedores oficiais da Ferrari e visa manter o valor de revenda dos veículos e superar a relutância dos consumidores em trocar motores de combustão.
Modelos híbridos representaram cerca de metade das entregas no último trimestre. As vendas totais do ano passado foram de pouco menos de 14 mil carros, com a produção da Ferrari rotineiramente esgotando bem antes.
A fabricante de automóveis está equilibrando tecnologia de veículos elétricos e motores de combustão por anos, atendendo clientes tradicionais e jovens com diferentes preferências, além de aderir às regulamentações de emissão de CO2 cada vez mais rigorosas. Vigna prometeu seguir em frente com a eletrificação, mesmo com a demanda por veículos elétricos no mercado mais amplo esfriando.
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