PARIS (Reuters) – O partido de extrema-direita francês Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen, liderou o primeiro turno das eleições parlamentares com cerca de 34% dos votos, segundo as pesquisas IFOP, Ipsos, OpinionWay e Elabe neste domingo (30).

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

A coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NFP) ficou em segundo lugar, com cerca de 29%, à frente do bloco centrista do presidente Emmanuel Macron, em terceiro lugar, com 20,5 a 23%.

Continua depois da publicidade

Elabe disse em uma estimativa para a BFM TV que o Reagrupamento Nacional e seus aliados poderiam ganhar entre 260 e 310 assentos no parlamento no segundo turno de votação em 7 de julho, enquanto a Ipsos projetou uma faixa de 230 a 280 assentos para o RN e seus aliados em uma pesquisa para a France Television.

São necessários 289 assentos para obter a maioria absoluta na Assembleia Nacional, a câmara baixa do parlamento da França.

(Reportagem de Benoit Van Overstraeten)