O CEO da Tesla, Elon Musk, confirmou que a fabricante de veículos elétricos deve antecipar o lançamento dos modelos mais baratos e sinalizou que a fabricação pode ocorrer ainda este ano. Para isso, a companhia deve utilizar seus métodos convencionais de produção – anteriormente, a Tesla sinalizava que pretendia implementar linhas mais automatizadas e econômicas, porém decidiu priorizar volumes neste momento.
“Nós atualizamos nossa linha de novos veículos para antecipar o lançamento dos novos modelos. Anteriormente, trabalhávamos com a previsão de que acontecesse no segundo semestre de 2025. Agora esperamos que seja no começo de 2025 ou no final deste ano”, afirmou Elon Musk, na teleconferência sobre os resultados da companhia no primeiro trimestre de 2024.
No início do mês, a agência de notícias Reuters chegou a noticiar que a empresa havia cancelado a produção de carros de baixo custo.
O lucro líquido da companhia recuou 55% no período. “Navegamos por alguns desafios que não prevíamos”, admitiu Musk. Os três primeiros meses do ano foram marcados por uma desaceleração na venda de veículos elétricos e uma maior concorrência da indústria automotiva chinesa. A Tesla registrou a primeira queda nas vendas desde 2020, com o auge da pandemia.
“As vendas globais de veículos elétricos continuam sob pressão, já que muitas montadoras priorizam os híbridos em vez dos veículos elétricos”, disse Musk.
Carros autônomos e robôs
Na teleconferência, Musk trouxe novidades sobre o robotáxi que a Tesla está desenvolvendo. O veículo foi batizado de Cybercab e deve ser fabricado seguindo “uma estratégia revolucionária de manufatura”.
Ao falar sobre como imagina o futuro da empresa, Musk disse que a frota de veículos autônomos será “como uma combinação de Airbnb e Uber”. Alguns veículos serão de propriedade e operados pela Tesla, outros serão veículos de propriedade de indivíduos, mas alugados na rede da Tesla.
“A Tesla vai operar a frota, mas os usuários serão capazes de adicionar seus veículos à frota a qualquer momento que quiserem, ou removê-los, ou apenas deixar os membros de sua família utilizá-los”, disse.
Musk também trouxe atualizações a respeito do Optimus, o robô humanoide da Tesla. De acordo com o executivo, o modelo deve começar a desempenhar funções úteis na linha de produção da companhia até o final deste ano. Há chances do robô ser comercializado externamente até o final de 2025, segundo o CEO.
Em um determinado momento da teleconferência, Musk foi provocado por um analista que questionou como o executivo concilia tantos negócios diferentes. O bilionário respondeu que dedica a maior parte do seu tempo à Tesla e vai garantir que a empresa seja “muito próspera”.
Também afirmou que a Tesla deveria ser avaliada como uma empresa de inteligência artificial e robótica, não como uma companhia do setor automotivo.
(com Reuters)
Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.