WASHINGTON (Reuters) – O candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que “provavelmente” se encontrará com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que estará nos EUA na próxima semana para falar em uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a guerra da Rússia em seu país.
“Provavelmente, sim”, disse Trump em resposta a uma pergunta de um repórter sobre se ele se reunirá com o líder ucraniano. Trump não forneceu mais detalhes.
Nos últimos meses, alguns outros líderes mundiais que visitaram os EUA para cúpulas e reuniões com o presidente norte-americano, Joe Biden, acabaram se encontrando com Trump também. Trump enfrenta a vice-presidente democrata, Kamala Harris, na eleição de 5 de novembro nos EUA.
Zelensky disse em agosto que queria apresentar um plano de paz a Biden, Kamala e Trump. Embora Trump e Zelensky tenham conversado por telefone em julho, eles não se falam pessoalmente desde o mandato de Trump de 2017-2021.
Trump tem repetidamente descrito a ajuda dos EUA ao seu aliado do leste europeu como um desperdício de dinheiro e tem se recusado a dizer que quer que a Ucrânia vença.
Trump deve participar de um evento ao lado do presidente polonês Andrzej Duda no Estado da Pensilvânia, que é um Estado crucial na disputa eleitoral, no fim de semana.
Continua depois da publicidade
(Reportagem de Kanishka Singh em Washington)