Um dos projetos cripto mais importantes em finanças descentralizadas (DeFi) está atraindo bilhões de dólares ao combinar uma manobra de mercado dos títulos de renda fixa com uma das estratégias de marketing de ativos digitais mais populares deste ano.

Conheça a estratégia que faz a diferença na hora de investir

O Pendle Finance (PENDLE) divide as criptomoedas com rendimento em dois tokens, semelhante à divisão do pagamento principal e de juros que tem sido um pilar no mercado de títulos há mais de meio século. Até recentemente, o valor total bloqueado ou mantido em staking (método de renda passiva) no criptoativo permanecia abaixo de US$ 250 milhões praticamente desde seu lançamento em 2020, apesar dos altos retornos de 30% ou mais oferecidos em muitos dos tokens que pagam rendimentos, segundo a plataforma de dados DeFiLlama.

A procura permaneceu relativamente fraca até que o Pendle começou, em janeiro, a integrar programas de fidelidade semelhantes aos das companhias aéreas, o que levou os traders a correr para a plataforma para especular sobre as novas recompensas, que se supõe terem pouco valor financeiro intrínseco. Cerca de US$ 6,4 bilhões em ativos são agora mantidos no protocolo, que se tornou efetivamente um mercado secundário para negociação de pontos e rendimentos cripto.

Continua depois da publicidade

Os programas de pontos de fidelidade decolaram no final do ano passado, quando muitos projetos do setor começaram a oferecê-los como recompensa pela participação, em vez de doar mais tokens. Embora os projetos que oferecem os programas tenham sido vagos sobre o valor dos pontos, eles se tornaram populares entre os traders que tradicionalmente apostavam em airdrops (distribuição gratuita de criptoativos estimular a atividade em novas blockchains).

É aí que entra o Pendle. Ao conectar os usuários da plataforma que desejam acumular pontos e aqueles que querem obter rendimentos mais elevados, o Pendle criou um mercado para comprar e vender os pontos.

“Eu compararia isso talvez a algo como um bilhete de loteria”, disse TN Lee, cofundador do Pendle Finance “Exceto que se trata muito menos de jogos de azar, mas mais de ter uma visão de como o protocolo ou o token funcionaria.”

Continua depois da publicidade

Embora os críticos avisem que a combinação agrava muitos dos riscos inerentes ao DeFi, Lee disse que a empresa está buscando atender à demanda por um produto que possa acrescentar alguma clareza aos retornos pagos para aquelas que pegam empréstimos em criptomoedas, apresentando um rendimento declarado durante um determinado período.

“Se o dinheiro continuar a fluir para o setor cripto, a necessidade de certeza só aumentará. Porque do ponto de vista de um gestor financeiro, ou da maioria das outras pessoas, eles gostariam de ter certeza sobre os seus APYs (rendimentos percentuais anuais)”, disse Lee.

Leia também:

Continua depois da publicidade

As criptomoedas que rendem juros se tornaram populares depois que a blockchain Ethereum (ETH) completou uma atualização de software chamada Merge há quase dois anos, permitindo que os proprietários de tokens Ether colocassem as moedas em staking para ajudar a validar transações e proteger a rede em troca de recompensas.

Projetos como o Lido Finance (LDO) oferecem um token derivado de Ether em staking que pode ser usado em outros lugares para negociação, empréstimo e outras atividades, aumentando os retornos prometidos. Esses tokens derivativos são considerados geradores de juros, uma vez que representam tanto o token Ether subjacente que está em staking quanto os rendimentos que serão obtidos por meio do método.

A precificação dos tokens principais e de rendimento é baseada no conceito de que o valor combinado dos dois sempre é igual ao valor de mercado da criptomoeda subjacente. A ideia é que quando há mais demanda pelo token de rendimento, seu preço sobe e o preço do token principal cai, e vice-versa. Lee disse que no cenário em que não houver demanda por ambos, o valor total dos dois tokens ainda será igual ao ativo subjacente com base na fórmula matemática projetada pelo Pendle.

Um dos principais catalisadores do colapso de toda a indústria cripto há dois anos foi a queda do projeto Terra, quando dois supostos tokens de compensação deveriam manter o valor constante, até que a demanda por ambos evaporou. O objetivo final do Pendle Finance é enfrentar ativos tradicionais muito maiores, como o mercado de renda fixa, e trazê-los para a blockchain, de acordo com Lee.

Continua depois da publicidade

“Será uma oportunidade de crescimento realmente poderosa para eles se puderem começar a trazer finanças tradicionais”, disse Matthew Potts, analista sênior de liquidez da empresa de ativos digitais CoinFund, que investiu em projetos com mercados listados no Pendle.

Ainda assim, a financeirização de pontos de fidelidade cripto do Pendle enfrentou críticas de dentro da indústria DeFi. Alguns observadores expressaram preocupação com o fato de a fixação de preços de um produto como pontos apenas tornar o setor ainda mais especulativo e arriscado.

No início deste ano, o Pendle se viu no centro da controvérsia quando a EigenLayer anunciou planos para distribuir tokens com base nos pontos que os usuários receberam do projeto. Embora muitos traders tenham acumulado uma grande quantidade de pontos por meio do Pendle, o EigenLayer inicialmente excluiu os usuários da plataforma antes de reverter a decisão após protestos.

Continua depois da publicidade

“Há muitos fatores especulativos porque se você estiver fazendo uma campanha de pontos, talvez eles lancem 20% da oferta para pessoas com pontos, ou talvez 5%, ou talvez sejam adquiridos”, disse Zaheer Ebtikar, fundador do fundo cripto Split Capital. “Tantas coisas sobre as quais você está especulando. Eles são todos como versões futuras de abstração sobre qual deveria ser o preço do token.”

© 2024 Bloomberg L.P.