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Couche-Tard faz oferta por dona da rede 7-Eleven, avaliada em R$ 168 bi

A Alimentation Couche-Tard, operadora da rede de lojas de conveniência Circle K, fez uma proposta para adquirir sua rival muito maior e proprietária da rede 7-Eleven, Seven & i Holdings, no que seria a maior aquisição estrangeira de uma empresa japonesa. Uma fusão criaria a maior operadora mundial de lojas de conveniência, com aproximadamente 100 mil unidades.

Avaliada em US$ 31 bilhões (cerca de R$ 168 bilhões) antes de a notícia da oferta surgir, as ações da Seven & i saltaram 23% nesta segunda-feira. A empresa disse que a oferta era preliminar e não vinculativa, sem divulgar os termos. Um comitê especial de diretores externos independentes fará uma “revisão rápida, cuidadosa e abrangente da proposta”, disse a Seven & i em um comunicado nesta segunda-feira.

A Couche-Tard confirmou que fez uma “proposta amigável e não vinculativa”, mas não deu detalhes, e disse que não é certo que um acordo será alcançado.

Embora a Couche-Tard seja menor que a Seven & i, com cerca de 14 mil lojas em comparação com mais de 85 mil da varejista japonesa, a empresa canadense tem uma avaliação maior de cerca de US$ 58,5 bilhões. Aquisições estrangeiras de empresas japonesas são extremamente raras, mas mudanças recentes nas diretrizes para propostas de fusão e aquisição, e investidores ativistas pressionando as empresas a aumentarem seu valor — incluindo na Seven & i — podem aumentar as chances de um acordo que criaria um gigante global de lojas de conveniência.

“Tudo depende do preço, e eu acho que o iene fraco tornou isso mais atraente e qualquer valor acima de ¥ 7 trilhões, a administração teria dificuldade em rejeitar”, disse Amir Anvarzadeh, estrategista da Asymmetric Advisors. “Mas conhecendo a administração da Seven & i, você pode apostar que eles resistirão se o preço for menor.”

As ações da Seven & i registraram seu maior ganho histórico após um relatório sobre a oferta pelo jornal Nikkei, que a empresa posteriormente confirmou. Nenhum dos dois ofereceu detalhes sobre o valor da oferta da Couche-Tard. Antes do salto de hoje, as ações haviam caído 21% desde o final de fevereiro, tornando a empresa mais atraente para um possível comprador.

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A Seven & i tem sido pressionada pelo fundo ativista ValueAct Capital Management devido à percepção de que seus ativos poderiam valer mais e para focar sua atuação nas lojas 7-Eleven, dizendo que, como uma empresa listada independente, o negócio de lojas de conveniência poderia valer até ¥ 8.500 por ação. As ações da Seven & i fecharam a ¥ 2.161 na segunda-feira.

Em resposta, ela tomou medidas de reestruturação e iniciou uma recompra de ações após repelir esforços para destituir o CEO Ryuichi Isaka. Embora sediada em Tóquio, a Seven & i obtém a maior parte de sua receita do exterior. No último ano fiscal, 74% das vendas vieram da América do Norte em comparação com 25% do Japão.

A Couche-Tard, a varejista mais valiosa do Canadá, opera lojas de conveniência ao redor do mundo sob sua própria marca, bem como Circle K e Ingo. A companhia tem um histórico de expansão no exterior e comprou quase 2.200 postos de gasolina na Europa da TotalEnergies por € 3,1 bilhões no ano passado. Anteriormente, fez uma oferta de US$ 20 bilhões para comprar o Carrefour, que foi vetada pelo governo francês.

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O balanço da Couche-Tard pode não ser forte o suficiente para sustentar uma oferta em dinheiro robusta, disse Mio Kato, analista da LightStream Research.

“Não acho que a Seven & i queira vender sem uma oferta em dinheiro atraente”, disse Kato. “A probabilidade de algo acontecer é bastante pequena.”

Qualquer fusão das empresas, as duas maiores operadoras de lojas de conveniência na América do Norte, poderia atrair a atenção dos reguladores de concorrência. A Seven & i opera mais de 13 mil lojas nos EUA e Canadá, incluindo os postos Speedway que adquiriu nos últimos anos, enquanto a Couche-Tard tem quase 9.000.

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Embora mais conhecida por suas lojas 7-Eleven, as operações da empresa também incluem os restaurantes da Denny’s Corp. no Japão, a rede de supermercados Ito-Yokado e seu próprio banco.

Embora de origem americana, o conceito de loja de conveniência acabou sendo transformador para a empresa japonesa, que assumiu completamente a rede em 2005 nos EUA e a abraçou como parte de seu nome. Ao longo dos anos, a 7-Eleven evoluiu para uma franquia que oferece alimentos acessíveis, bebidas e bens diários, bem como serviços municipais e de entrega.

Isaka gastou mais de US$ 25 bilhões expandindo a presença global da Seven & i, especialmente nos EUA, onde adicionou as redes de postos de gasolina Speedway e Sunoco. Em uma entrevista à Bloomberg News no início deste ano, ele disse que a Seven & i estaria interessada em fazer suas próprias aquisições.

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“Se houver uma oportunidade, consideraríamos proativamente fusões e aquisições”, disse Isaka em janeiro.

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