A programação da Arena Trader, montada dentro da Expert XP 2024, contou com três dias de Campeonato de Day Trade. A competição, no modo simulação, teve, por dia, oito baterias, e mais uma final com os oitos vencedores de cada.
Cada competidor tinha direito a operar minicontratos futuros de índice e dólar e contrato futuro de Bitcoin (BITFUT). Vencia aquele que conseguisse obter mais ganhos nas negociações.
Dia 1 de competição
Diego Prana, vencedor do primeiro dia do campeonato, quinta-feira (29), é assessor da Dom Investimentos. Ele opera há 5 anos.
Continua depois da publicidade
“No BITFUT (futuro de Bitcoin) uso mais o gráfico, suporte e resistência, além de (análise de) Fibonacci. Mas, no dólar, eu sou mais scalper (variações mínimas de preço), e faço mais tape reading (fluxo de negociações)”, afirmou.
Entre as dicas para quem está começando, ele ressalta a importância do gerenciamento de risco. “Isso é o principal. 80% do day trade é gerenciamento de risco, o resto é estratégia”, disse.
No Campeonato de Day Trade, ele optou mais em operar o BITFUT por ser mais volátil. “Não tinha como montar uma estratégia muito longa”, comentou. Tanto na bateria com na final, adotou a mesma estratégia.
Continua depois da publicidade
Alison Correia, da Dom Investimentos, disse que Diego Prana é um assessor preparado para atender pessoa física, com apetite ao risco. “Há clientes private que gostam mais desse tipo risco, da renda variável”, afirmou.
Dia 2 de competição
Vencedor do segundo dia da competição, na sexta-feira (30), o trader Rafael Silva, contou que começou a operar na pandemia. “Já apanhei bastante. Ainda estou aprendendo”, reconhece. “Venci hoje, mas é um aprendizado contínuo”, ressaltou.
Ele contou que sua estratégia vencedora se baseou inicialmente em olhar o mercado para verificar as tendências.
Continua depois da publicidade
“Sempre olho a tendência. Gosto de visualizar o gráfico de 5 minutos e 1 minuto. Olho como está o comportamento”, disse.
Sobre a competição, ele comentou que acabou olhando tempos gráficos de 5 minutos, de 1 minuto e até de 30 segundos. “Acabei me fixando na tendência desses gráficos no mini-indice, no minidólar e no (futuro do) Bitcoin”, destacou.
Ainda no segundo dia de competição, Alexandre Stormer, vencedor do Campeonato de Day Trade da Expert XP 2023 e um dos mais experientes operadores de mercado do país, contou que a sua estratégia vitoriosa ano passado se baseou no modelo de alta frequência.
Continua depois da publicidade
Ele diz operar com gráfico de 12 minutos para “fugir da manada”. Assim, diz pensar “fora da caixa”, com períodos gráficos e fórmulas diferentes.
Dia 3 da competição
No terceiro e último dia de competição, o vencedor foi o trader Apostolos Demadis. Ele explicou que a sua estratégia ganhadora foi operar mini-ínidice, minidólar e Bitcoin ao mesmo tempo.
“Consegui ver as volatilidades de minuto a minuto de cada candlestick (preço do ativo em um determinado período)”, explicou. Ele destacou que pelo fato de ter apenas 10 minutos para fazer suas operações, era decisivo iniciar bem o trade da competição.
Demadis diz que já fazia swing trade quando morava na Suíça. No Brasil, começou como assessor de investimentos em 2009. “O mais importante é fazer trade com calma. E a estratégia que já escolheu, aplique e execute sempre ela”, ensina. Para o trader, é fundamental também definir como fazer as entradas na operação, porque isso pode determinar seu resultado no trade.
Guias de análise técnica:
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.