Continua após a publicidade...

Milhares de concessionárias de automóveis foram paralisadas durante um feriado normalmente movimentado nesta quarta-feira (19) devido a um incidente cibernético na CDK Global, uma importante fornecedora de software para concessionárias em todo os EUA.

Continua após a publicidade...

A empresa “desligou todos os sistemas, realizou extensos testes e consultou especialistas externos de terceiros”, disse Tony Macrito, porta-voz da CDK, em um e-mail. O produto principal da empresa – um sistema de gerenciamento de concessionárias – e suas soluções de varejo digital foram restaurados, e a CDK está testando todas as outras aplicações e fornecerá atualizações à medida que as colocar de volta online, disse Macrito.

Conheça o Método Warren Buffet de avaliar empresas e saiba como interpretar os indicadores para fazer as melhores escolhas 

Continua depois da publicidade

Os sistemas da CDK, dos quais muitas concessionárias de automóveis dependem para conduzir quase todos os seus negócios normais, caíram pela primeira vez por volta das 2h da manhã na Costa Leste dos EUA, disse Brad Holton, vice-presidente da Proton, uma empresa de cibersegurança que atende concessionárias e a indústria automobilística.

Ele disse que a CDK forneceu poucas informações sobre o que causou a interrupção que efetivamente fechou muitas concessionárias. Algumas não conseguem funcionar de forma alguma e outras foram obrigadas a recorrer ao registro em papel para serviços de rotina, como troca de óleo, disse Holton.

Uma loja da BMW em Manhattan informou aos clientes na quarta-feira que foi forçada a interromper todos os novos negócios, incluindo agendamento de consultas ou serviços de carro. Quando perguntado quanto tempo suas operações podem ser interrompidas, um representante de atendimento ao cliente da loja respondeu: “Realmente não faço ideia”.

Continua depois da publicidade

Outras concessionárias também enfrentaram dificuldades para realizar negócios. “Não podemos acessar os registros dos clientes, não podemos marcar certos atendimentos. Nem mesmo podemos imprimir uma ordem de reparo”, disse Claire Glassmire, recepcionista da Barbera’s Autoland na Filadélfia. Os funcionários têm usado soluções alternativas durante todo o dia, disse Glassmire, acrescentando que “as mãos de todos estão amarradas”.

Holton, da Proton, disse que algumas funções da CDK começaram a voltar a ficar online na tarde de quarta-feira, mas outras permaneceram inativas e os serviços restaurados não estavam totalmente operacionais.

A CDK fornece às concessionárias de automóveis vários serviços, incluindo agendamento de atendimentos online, capacidades de assinatura eletrônica e ferramentas de mensagens entre divisões, de acordo com seu site.

Continua depois da publicidade

A empresa de investimentos Brookfield Business Partners concordou em comprar a CDK em um acordo totalmente em dinheiro com um valor patrimonial de US$ 6,4 bilhões em abril de 2022.

© 2024 Bloomberg L.P.