Ícone do site Finanças e Lucro

Biden vacila nos primeiros duelos do debate, enquanto Trump aproveita

O presidente Joe Biden enfrentou dificuldades nos primeiros embates do debate presidencial desta quinta-feira (27), em uma performance que arrisca aumentar preocupações sobre sua idade e intensificar os temores dos democratas sobre a capacidade de seu candidato derrotar o republicano Donald Trump na eleição de novembro.

Biden fez longas pausas, pareceu congelar em uma resposta sobre aborto e se atrapalhou em outras respostas, errando números como a quantidade de empregos criados sob sua gestão e os limites para custos de medicamentos pagos do próprio bolso que ele implementou.

O desempenho instável ameaça minar a campanha de Biden, alimentando ataques republicanos de que, aos 81 anos, o presidente mais velho da história dos EUA não está apto para servir mais um mandato de quatro anos. Trump aproveitou os tropeços de Biden, criticando seu oponente durante uma discussão sobre imigração.

Continua depois da publicidade

“Realmente não sei o que ele disse sobre isso, e não acho que ele saiba o que disse também”, disse Trump.

Nas semanas que antecederam o debate, os republicanos atacaram Biden com críticas sobre sua condição física, destacando vídeos que amplificaram momentos em que o presidente parecia mostrar sua idade ou estar inseguro. A Casa Branca rebateu esses vídeos com veemência, alegando que são editados e carecem de contexto apropriado, mas sua repercussão colocou em evidência um dos maiores desafios de Biden com os eleitores.

Os candidatos abriram o primeiro debate presidencial discutindo sobre a economia, cada um culpando o outro pelo aumento do custo de alimentos e moradia.

Continua depois da publicidade

Os eleitores classificaram a economia como uma das questões mais importantes da campanha. Pesquisas mostram eleitores céticos em relação ao histórico de Biden, mesmo com um crescimento sólido no emprego e investimentos em indústria e infraestrutura, enquanto a inflação historicamente alta tem causado estragos nos lares americanos.

“Tínhamos uma economia em queda livre. A pandemia foi tão mal administrada”, disse Biden, apontando o dedo para o histórico do ex-presidente. “O que tivemos que fazer foi tentar reconstruir as coisas, e foi exatamente o que começamos a fazer.”

Biden prometeu mais ações para enfrentar os altos custos de bens domésticos e moradia, que têm sido um impulsionador de suas baixas avaliações eleitorais sobre a economia.

Continua depois da publicidade

Trump defendeu seus cortes de impostos, que vencem no próximo ano, dizendo que abriram caminho para um boom no mercado de ações.

“Eu lhe dei o maior corte de impostos da história. Também lhe dei o maior corte de regulamentação da história”, disse ele.

Durante esse debate, Biden disse que foram criados 15 mil empregos durante sua presidência, em vez de 15 milhões, que alguns idosos agora têm um limite anual de US$ 200 para custos de medicamentos pagos do próprio bolso, em vez de US$ 2.000, e afirmou incorretamente que alguns americanos ricos eram trilionários.

Continua depois da publicidade

O debate de Atlanta – o mais cedo nas eleições presidenciais modernas – é uma chance para Trump e Biden reformularem a corrida como um referendo sobre seu rival. Trump prometeu criticar Biden sobre a fronteira e a inflação, enquanto o presidente sinalizou que rotularia seu adversário republicano como criminoso e atacaria suas posições sobre cortes de impostos para os ricos e sobre a onda de restrições ao aborto nos EUA após a Suprema Corte revogar a decisão Roe x Wade.

O debate oferece um momento crucial na corrida. Pesquisas mostram Biden e Trump empatados, com baixas taxas de aprovação e lutando para conquistar um grupo significativo de eleitores que não gostam de nenhum dos candidatos. Além das preocupações com a idade de Biden, Trump, aos 78 anos, corre o risco de alienar eleitores independentes com parte da retórica bélica direcionada à sua base e a recusa em aceitar os resultados das eleições, que se manifestaram durante sua presidência com apoiadores atacando o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Restrições ao aborto

Mais à frente no debate, os dois divergiram sobre o aborto, com Biden classificando o papel de Trump na onda de restrições ao procedimento de “terrível”. Trump nomeou três dos juízes da Suprema Corte que ajudaram a revogar as proteções federais ao aborto de Roe x Wade.

Continua depois da publicidade

“Isso dá o voto das pessoas e é onde elas queriam”, disse Trump.

Biden encontrou seu equilíbrio mais tarde ao discutir o cuidado aos veteranos das Forças Armadas, atacando Trump por supostas declarações chamando os soldados americanos mortos de “fracassados” e “perdedores”.

“Ele estava ao lado do seu general de quatro estrelas, e ele me disse que você disse, eu não quero ir lá porque são um bando de perdedores e fracassados. Meu filho não era um fracassado. Não era um perdedor. Você é o fracassado. Você é o perdedor”, disse Biden.

Trump rebateu, negando a citação e dizendo que Biden deveria se desculpar com ele. Biden ridicularizou isso, dizendo que ele “fez mais pelos veteranos do que qualquer presidente na história americana”.

© 2024 Bloomberg L.P.

Sair da versão mobile