Os lucros das grandes empresas de tecnologia chegam na próxima semana, bem a tempo para os investidores que buscam uma recuperação, impulsionada pela inteligência artificial, na queda do índice S&P 500, que acaba de sofrer sua pior semana em mais de um ano.

Microsoft Corp., Meta Platforms Inc., Alphabet Inc., controladora do Google, e Tesla Inc., todas elas entre o chamado grupo das Sete Magníficas (Magnificent Seven em inglês) de gigantes da tecnologia, apresentarão relatórios na próxima semana.

As ações de tecnologia estão em liquidação, com o índice Nasdaq 100 registrando sua maior queda semanal desde novembro de 2022, em meio a uma sequência de quatro semanas de perdas, a mais longa desde dezembro de 2022. Até mesmo a querida Nvidia Corp, que perdeu US$ 212 bilhões em valor de mercado na última sexta-feira (21), na sua pior sessão desde a pandemia de Covid em março de 2020.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Mas a esperança está no horizonte. Os lucros da Mag Seven – que também inclui Apple Inc., Amazon.com Inc. e Nvidia – devem aumentar 38% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, superando os lucros gerais previstos do S&P 500 de 2,4% ano a ano, segundo os dados da Bloomberg Intelligence. 

Cerca de 178 empresas do S&P 500 – representando mais de 40% da capitalização de mercado do índice – publicarão resultados na próxima semana. Mas as maiores expectativas são para as empresas de tecnologia megacapitalizadas.

O problema é que, ao excluir a Nvidia, fabricante líder de chips para tecnologia de IA, o crescimento esperado do lucro líquido do grupo cai para 23% e os planos de IA ficam mais frágeis. A Nvidia – que a mesa de operações do Goldman Sachs Group Inc. apelidou de “a ação mais importante do planeta Terra” – só divulgará seus lucros daqui a um mês.