As ações da Hyundai caíram 7,2% em sua estreia em Mumbai na terça-feira, após a maior oferta pública inicial (IPO) da história do país, que atraiu uma resposta fraca dos investidores de varejo.
O estoque terminou sua primeira sessão de negociação a 1.819,60 rúpias, após as ações serem precificadas a 1.960 rúpias cada, o topo da faixa de preço divulgada para a IPO.
A Hyundai Motor da Coreia do Sul vendeu uma participação de 17,5% em sua unidade indiana por meio do negócio, buscando se beneficiar da febre dos investidores por vendas de ações no país do Sul da Ásia, que é um dos locais mais vibrantes do mundo para listagens este ano.
Os investidores de varejo compraram apenas cerca da metade da porção reservada para eles na IPO da Hyundai. No geral, a construção do livro foi mais lenta do que alguns esperavam, com a oferta sendo finalmente superalocada mais de duas vezes apenas após as instituições inundarem no último dia de um período de licitação de três dias.
Os traders individuais ficaram desmotivados pelo fato de a empresa-mãe ficar com todo o produto do negócio, além da demanda esfriada na indústria automotiva da Índia, disseram analistas anteriormente. O baixo interesse dos investidores de varejo na oferta contrastou com a febre observada em algumas IPOs recentes, especialmente em ofertas menores.
“Essa IPO foi basicamente salva pelas instituições”, disse Ambar Taneja, diretor de investimentos do Cirque India Equity Fund na Geomatrix (HK). “É um sinal saudável que o investidor de varejo também é criterioso e sabe quais são as avaliações.”
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Alguns analistas já haviam levantado preocupações sobre o preço elevado da IPO de US$ 3,3 bilhões, que avaliou a segunda maior montadora da Índia em vendas em cerca de US$ 19 bilhões. Joanna Chen, analista da Bloomberg Intelligence, observou que sua avaliação era cerca de cinco vezes a da empresa-mãe coreana, embora estivesse em linha com as de pares indianos, como a Maruti Suzuki.
Grandes IPOs Indianos
A estreia morna da Hyundai se destaca, considerando que novas listagens na Índia viram as ações subirem, em média, 39% no primeiro dia este ano, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
Dito isso, seu desempenho também reforçou uma tendência de longo prazo: grandes IPOs indianos raramente têm um bom desempenho no primeiro dia. A Life Insurance Corp. of India, estatal, viu suas ações caírem quase 8% em maio de 2022 após o que foi então uma IPO recorde em termos de moeda local.
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Da mesma forma, a One 97 Communications, operadora do provedor de pagamentos digitais Paytm, testemunhou uma queda de mais de 25% em suas ações em sua estreia em novembro de 2021.
A Hyundai estabeleceu uma forte franquia na Índia, mas a falta de grandes lançamentos nos próximos 12 a 18 meses e os pagamentos de royalties mais altos para a empresa-mãe estão entre os fatores que restringirão o crescimento dos lucros da companhia, escreveram analistas da Emkay Global Financial Services Ltd. em uma nota.
Eles iniciaram a cobertura com uma classificação de “reduzir” e definiram um preço-alvo de 1.750 rúpias para as ações.
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‘Valor de Longo Prazo’
Alguns analistas estão focando mais nas perspectivas de longo prazo da empresa.
A Nomura Holdings iniciou a cobertura com uma classificação de “comprar” logo antes da listagem, citando expectativas de crescimento “saudável” em volume e aumentos nos preços dos veículos. Ela definiu um preço-alvo de 2.472 rúpias, implicando um potencial de valorização de cerca de 26% em relação ao preço da IPO.
A emergência da Índia como a economia maior de crescimento mais rápido do mundo, assim como sua classe média em expansão, apresenta uma oportunidade para os fabricantes de automóveis.
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O mercado de automóveis do país está a caminho de atingir 20 milhões de unidades até 2047, disse Kenichi Ayukawa, vice-presidente executivo da Suzuki Motor, em uma entrevista em julho. Um total de 4,2 milhões de veículos de passageiros foram vendidos na Índia no ano fiscal encerrado em março, de acordo com a Sociedade dos Fabricantes de Automóveis da Índia.
“A IPO da Hyundai Motor India oferece potencial de valor a longo prazo, mas não é adequada para investidores que buscam ganhos rápidos,” escreveu Devi Subhakesan, analista da Investory Pte, em uma nota no Smartkarma antes da estreia. “Riscos de avaliação são esperados” em meio a mudanças nas preferências dos consumidores e aumento da concorrência na indústria automotiva da Índia.
Com os recursos da Hyundai, as IPOs indianas já arrecadaram mais de US$ 12 bilhões até agora neste ano, superando os volumes dos últimos dois anos, mas ainda abaixo do recorde de US$ 17,8 bilhões arrecadados em 2021, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Outras estreias pendentes incluem a empresa de entrega de alimentos Swiggy e a divisão de energia renovável da produtora estatal NTPC.
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A listagem da Hyundai ocorreu em meio a uma semana movimentada para a região da Ásia-Pacífico.
Cerca de 20 empresas da Ásia-Pacífico estão listando ações em negócios que podem arrecadar mais de US$ 8 bilhões, o maior volume semanal desde abril de 2022, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
As ações da Tokyo Metro, do Japão, estão programadas para começar a negociação na quarta-feira após uma oferta de US$ 2,3 bilhões. A fabricante de água engarrafada China Resources Beverage está prestes a estrear em Hong Kong após arrecadar US$ 649 milhões.
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