Tráfego foi retomado na manhã de sábado na linha de alta velocidade leste, enquanto 7 em cada 10 trens circulavam com atrasos de até duas horas nas linhas norte, oeste e sudoeste

(Bloomberg) – O tráfego ferroviário francês deve voltar ao normal na manhã de segunda-feira (29), depois que a rede ferroviária foi sabotada antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, afirmou o ministro dos Transportes da França.
“Posso dizer hoje que o retorno completo à normalidade está previsto para segunda-feira”, disse Patrice Vergriete aos repórteres durante um breve briefing transmitido pela emissora BFM TV.

O tráfego foi retomado na manhã de sábado na linha de alta velocidade leste, enquanto sete em cada 10 trens circulavam, em média, com atrasos de uma a duas horas nas linhas de TGV norte, oeste e sudoeste, informou a operadora ferroviária nacional SNCF em um comunicado.

LEIA TAMBÉM: Olimpíadas 2024: confira a programação do Brasil para este sábado

Continua depois da publicidade

A SNCF disse que seus técnicos trabalharam a noite toda em condições de chuva para restaurar os serviços nas linhas de TGV de alta velocidade. As autoridades mantiveram os planos para a cerimónia de abertura dos Jogos na sexta-feira, apesar do que descreveram como um ataque coordenado em grande escala à infraestrutura ferroviária rápida do país.

A polícia está investigando o ato de sabotagem e até agora nenhum grupo assumiu a responsabilidade. Vergriete disse no sábado que não havia novas informações sobre quem estava por trás da ação e que medidas de segurança adicionais foram tomadas para proteger a rede de novos ataques.