A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou, nesta sexta-feira (18), as novas imagens de advertência que estarão presentes nas caixas de cigarros e em outros produtos fumígenos derivados do tabaco no Brasil. As mudanças foram discutidas em audiência pública em Brasília, aberta ao público.
O objetivo da atualização, de acordo com o diretor da Anvisa, Daniel Pereira, é que as imagens voltem a causar impacto nos consumidores.
“Nosso foco foi a atualização dessas imagens, porque, quando uma imagem permanece por muito tempo na advertência, ela perde a função de criar desconforto para quem fuma”, afirmou Pereira ao portal g1.
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Segundo comunicado da Anvisa, a atualização é uma forma de “garantir a manutenção da eficácia de comunicar ao público os principais danos à saúde causados pelo consumo dos derivados do tabaco e as principais substâncias (causadoras desses danos) que estão contidas nesses produtos”.
Para chegar à proposta, a agência promoveu um estudo de avaliação das atuais advertências. A partir daí, foi criado um grupo técnico composto por especialistas, com foco na realização de levantamento e análise de requisitos técnicos.
Em agosto, foi aprovada uma consulta pública. A expectativa da Anvisa é que o processo se encerre rapidamente e que as novas imagens possam ser exibidas em breve nas caixas e mostruários.
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“É importante ressaltar que essas advertências sanitárias consistem em uma das campanhas de comunicação em saúde mais efetivas já desenvolvidas no país, tendo colaborado significativamente para a política de saúde pública de combate ao tabagismo”, afirmou a Anvisa.