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Assista ao episódio completo no canal do Do Zero ao Topo no Youtube

Na primeira metade dos anos 2000, o setor imobiliário americano vivia um boom até atingir seu recorde: em janeiro de 2006, mais de 2,27 milhões de casas foram construídas – um número que não se via desde a década de 1970, Housing Starts, que conta os números de novas casas nos EUA. Para a Guararapes Painéis, empresa catarinense que produzia e exportava compensado de madeira para a construção dessas residências americanas, o momento não poderia ser melhor.

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“Naquela época, nossa receita era, basicamente, de exportação”, diz Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes Painéis, em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo. Aí veio a crise: o crédito secou, o Housing Starts derreteu para derreteu para 478 mil casas em abril de 2009 — o menor nível na história — e o dólar chegou a ser negociado a R$ 1,57.

“Pegamos uma combinação muito ruim de fatores: a demanda muito baixa com a taxa de câmbio abaixo de R$ 2, quando estávamos acostumados a trabalhar na faixa de R$ 4”, relembra. Com um pouco de dinheiro em caixa, a solução para dar a volta por cima foi diversificar o negócio. “Tomamos a decisão investir na linha de MDF para reduzir nossa dependência da exportação e focar no mercado doméstico”, diz.

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Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes Painéis, em frente à nova unidade fabril da empresa, em Caçador, Santa Catarina (Foto: Guararapes/Divulgação)

O que começou como uma saída para não quebrar, acabou virando o principal negócio da companhia. Em maio do ano passado, a empresa inaugurou a maior planta de MDF das Américas, depois de um investimento de quase R$ 1 bilhão. Agora, cerca de 60% da receita vem do mercado doméstico e 40% da exportação.

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O começo da história

Com a expectativa de faturar R$ 1,7 bilhão em 2024, a Guararapes Painéis possui mais de 2.000 funcionários e realiza 2.000 cargas por mês. Mas seus primeiros anos, em Quilombo, Santa Catarina, foram bem mais modestos: os funcionários eram 15 e a quantidade de cargas por mês era quatro.

“Meu pai trabalhava com corte de madeira – uma atividade que era bem tradicional na região”, diz Pedroso. Na década de 1970, João Carlos comprou um caminhão e conheceu o Valderez, de quem virou sócio e com quem abriu a Guararapes Painéis. “O trabalho era muito artesanal braçal mesmo. Eu era pequeno ainda mas me lembro. Com o passar do tempo o negócio foi evoluindo. O grande salto foi trabalhar com pinus, que é madeira reflorestada: nos fez ganhar escala e sustentabilidade”.

Ricardo Pedroso, atual da CEO da Guararapes Painéis, ainda era uma criança quando a companhia foi fundada, na década em 1980, por seu pai, João Carlos Pedroso, e o sócio Valderez Bertolin. Na foto, Ricardo está em cima do caminhão em Quilombo, Santa Catarina (Foto: Arquivo Pessoal)

Pouco tempo depois do negócio começar, Valderez sofreu um acidente e faleceu. “Foi muito trágico. A empresa ainda estava começando e eles dividiam tudo. Mas meu pai sempre foi muito equilibrado e focado e conseguiu cuidar da empresa e das famílias – a nossa e a do sócio. Não somos parentes de sangue, mas temos um vínculo muito forte”, diz Pedroso. Hoje, parte das famílias trabalha na empresa junto com outros executivos de mercado.

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Recentemente, os sócios formalizaram um acordo de acionistas das famílias para estabelecer regras para sucessão e entrada de herdeiros nos negócios. “Não temos espaço para todos e nem todo mundo terá vocação ou intenção de trabalhar lá, então preferimos deixar tudo mais organizado. Porque muitas empresas podem passar por um processo difícil com a chegada da segunda e terceira geração”, diz.

Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer sua estratégia para o futuro, veja o episódio completo publicado na última sexta-feira (12) no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.

Ouça o episódio completo no seu agregador de podcasts favorito

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

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O programa já recebeu nomes como José Roberto Nogueira, fundador da Brisanet; Fernando Simões, do Grupo Simpar;  Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio Diniz; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi;  José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.