O retorno médio com a locação de imóveis comerciais encerrou agosto com uma taxa anualizada de 6,57%, de acordo com o indicador rental yield, do índice FipeZap, divulgado nesta terça-feira (24). O percentual está abaixo do retorno médio com dividendos (dividend yield) dos fundos imobiliários.

De acordo com o índice, o retorno médio dos aluguéis comerciais aumentou em relação ao mês anterior (6,54%) e se mantém acima do observado para os imóveis residenciais (5,97%).

“A despeito da elevação observada, as duas taxas se mantiveram marginalmente abaixo do retorno médio projetado de aplicações financeiras de referência nos próximos 12 meses”, destaca o relatório do índice FipeZap.

Continua depois da publicidade

No caso dos fundos imobiliários, o retorno com dividendos dos últimos 12 meses encerrados em agosto ficou, em média, em 10,77% – considerando o dividend yield (DY) do Ifix, índice dos FIIs mais negociados na Bolsa.

Separando por tipo de fundo, o DY dos FIIs de “papel” – que investem em títulos de renda fixa – está em 11,83% e o dos de “tijolo” – focados diretamente em imóveis –, 9,87%, conforme mostra gráfico de recente relatório da XP.

Fonte: XP

“Além de apresentarem maior resiliência diante dos cenários macroeconômicos mais conturbados, em comparação com os fundos de ‘tijolo’, os fundos de recebíveis (de ‘papel’) tendem a apresentar yields maiores”, destacam Ygor Altero e Ruan Argenton, analistas que assinam o relatório da XP. “Cenários de alta da taxa de juros e de inflação pressionada para cima podem impactar positivamente a distribuição de dividendos”, pontuam.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Locação de imóveis

Para o cálculo do retorno médio com a locação de imóveis comerciais, o Índice FipeZap considera os preços observados em dez cidades do País. De acordo com o município, o ganho com o aluguel pode superar a média nacional, como mostra a imagem.