O retorno médio com a locação de imóveis comerciais encerrou agosto com uma taxa anualizada de 6,57%, de acordo com o indicador rental yield, do índice FipeZap, divulgado nesta terça-feira (24). O percentual está abaixo do retorno médio com dividendos (dividend yield) dos fundos imobiliários.
De acordo com o índice, o retorno médio dos aluguéis comerciais aumentou em relação ao mês anterior (6,54%) e se mantém acima do observado para os imóveis residenciais (5,97%).
“A despeito da elevação observada, as duas taxas se mantiveram marginalmente abaixo do retorno médio projetado de aplicações financeiras de referência nos próximos 12 meses”, destaca o relatório do índice FipeZap.
Continua depois da publicidade
No caso dos fundos imobiliários, o retorno com dividendos dos últimos 12 meses encerrados em agosto ficou, em média, em 10,77% – considerando o dividend yield (DY) do Ifix, índice dos FIIs mais negociados na Bolsa.
Separando por tipo de fundo, o DY dos FIIs de “papel” – que investem em títulos de renda fixa – está em 11,83% e o dos de “tijolo” – focados diretamente em imóveis –, 9,87%, conforme mostra gráfico de recente relatório da XP.
“Além de apresentarem maior resiliência diante dos cenários macroeconômicos mais conturbados, em comparação com os fundos de ‘tijolo’, os fundos de recebíveis (de ‘papel’) tendem a apresentar yields maiores”, destacam Ygor Altero e Ruan Argenton, analistas que assinam o relatório da XP. “Cenários de alta da taxa de juros e de inflação pressionada para cima podem impactar positivamente a distribuição de dividendos”, pontuam.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Locação de imóveis
Para o cálculo do retorno médio com a locação de imóveis comerciais, o Índice FipeZap considera os preços observados em dez cidades do País. De acordo com o município, o ganho com o aluguel pode superar a média nacional, como mostra a imagem.