Modelos de linguagem de inteligência artificial (IA) se transformarão em commodities e a próxima onda de valor na tecnologia virá de aplicações desenvolvidas a partir deles. Essa é a análise de Nandan Nilekani, cofundador e presidente da Infosys, uma das maiores empresas de tecnologia da Índia, que concedeu entrevista à CNBC, nesta terça-feira (17).

Nilekani afirmou que muitos dos chamados LLMs (sigla em inglês para Modelos de linguagem de grande escala), modelos de inteligência artificial que utilizam aprendizado de máquina para entender e gerar linguagem humana, como o ChatGPT, estarão amplamente disponíveis futuramente.

A explicação para a teoria de “comoditização” dessas soluções é o fato de que uma IA pode ser treinada a partir de qualquer grupo de dados.

Continua depois da publicidade

“Como a IA depende finalmente dos dados com os quais é treinada, cada parte do mundo que tem dados únicos precisará fazer algo sobre o treinamento dos modelos para esses dados,” disse Nilekani.

Para o executivo, como os modelos se tornarão mais “comoditizados”, o valor será deslocado à camada de aplicação, ou seja, à solução desenvolvida a partir daquele modelo.

Nilekani ainda afirmou que o processo de integração da IA nos negócios, ou “IA empresarial”, é mais longo do que a IA para consumidores, uma vez que a aplicação no âmbito corporativo demanda que as empresas “se reinventem internamente”.