Após o fim de uma missão de busca e resgate que durou uma semana, as autoridades italianas e britânicas estão mudando o foco para entender como o iate de luxo Bayesian afundou tão rapidamente na costa da Sicília.

Na segunda-feira (19), um iate à vela de 56 metros pertencente à família do magnata da tecnologia britânico Mike Lynch afundou em questão de minutos durante uma violenta tempestade.

A guarda costeira italiana declarou o fim das operações de busca e resgate no início da tarde de sexta-feira (23), após recuperar e identificar os corpos de todos os desaparecidos, mas a investigação judicial sobre o ocorrido pode levar meses.

Os promotores estão agora considerando acusações que incluem naufrágio, desastre, homicídio múltiplo e lesões negligentes, informou a agência de notícias Adnkronos. O promotor-chefe de Termini Imerese, Ambrogio Cartosio, que está liderando a investigação, não respondeu aos pedidos de comentário.

A Bloomberg News não conseguiu contatar o capitão do Bayesian, James Cutfield, ou a tripulação. A embaixada da Nova Zelândia em Roma recusou-se a fornecer os detalhes dos advogados de Cutfield ou a transmitir uma mensagem, citando privacidade.

“A família Lynch está devastada, em choque e está sendo confortada e apoiada por familiares e amigos”, disse um porta-voz da família Lynch em um comunicado. “Eles gostariam de agradecer sinceramente à guarda costeira italiana, aos serviços de emergência e a todos que ajudaram no resgate.”

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O capitão e outros sobreviventes foram questionados pelo escritório do promotor local, de acordo com a mídia italiana, e a Divisão de Investigação de Acidentes Marítimos do Reino Unido lançou sua própria investigação. Mas nenhum dos dois especulou sobre a causa do trágico desastre, que tirou a vida de sete pessoas, incluindo Lynch e sua filha de 18 anos.

O sindicato marítimo Nautilus International pediu moderação para permitir que as investigações prossigam “sem pressão externa ou pré-julgamento”.

Qualquer tentativa de questionar a conduta da tripulação sem os fatos completos é “não apenas injusta, mas também prejudicial ao processo de descoberta da verdade e de aprendizado de lições com essa tragédia”, disse o secretário-geral Mark Dickinson em um comunicado.

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Testemunhas e outras partes especularam se a tripulação estava preparada para o clima que se aproximava, se todas as escotilhas estavam fechadas e se o design do navio, com um mastro incomumente grande e quilha retrátil, poderia ter desempenhado um papel. As respostas a essas perguntas serão fundamentais para os seguradores do Bayesian enquanto realizam suas próprias investigações.

O chefe da empresa que construiu o Bayesian rejeitou a ideia de que o design da embarcação fosse falho, descrevendo-a como “inafundável”.

O erro humano parece ter levado o navio a tomar água que inundou a sala de máquinas, cortando a energia antes de o navio afundar, disse o CEO do Italian Sea Group, Giovanni Costantino, em uma entrevista à Bloomberg News. A ISG comprou a Perini Navi, construtora do Bayesian, em 2022.

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A empresa que gerencia a embarcação, Camper & Nicholsons, recusou-se a comentar, mas confirmou que não gerenciava diretamente a tripulação.

Costantino disse que uma análise dos dados do AIS, um sistema de rastreamento usado por navios, mostra que o Bayesian começou a derivar de onde estava ancorado pouco antes das 4 da manhã, derivando por cerca de cinco minutos por cerca de 360 metros até o local onde mais tarde afundou.

Imagens capturadas do porto de Porticello, uma pequena vila de pescadores a leste de Palermo, capturaram os momentos finais do iate flutuando e parecem mostrar que ele sofreu uma falha de energia pouco antes de afundar.

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“O fato de as luzes terem se apagado significa que o navio morreu, que entrou em blecaute”, disse Costantino. “Para queimar o sistema elétrico, o navio deve ter tomado água na sala de máquinas.”

Costantino disse que não havia falado com os investigadores sobre o Bayesian.

O capitão da embarcação ancorada ao lado do Bayesian, Karsten Börner, disse que sua tripulação trabalhou duro para manter seu navio em pé enquanto a tempestade atingia. Apesar de estar ancorado, ele precisou ligar o motor a plena potência para mantê-lo estável. Ele não conseguia acreditar na rapidez com que o Bayesian afundou.

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Trombas d’água não são incomuns na Itália durante o final do verão, impulsionadas pelas águas quentes do Mediterrâneo. A Itália experimenta mais de 100 “eventos tornádicos” por ano, disse Andrew Pedrini, meteorologista da Atmospheric G2.

Trombas d’água marinhas muitas vezes não são relatadas, porém. Em áreas costeiras, um vento forte pode aumentar e diminuir em segundos com pouco aviso, de acordo com um colega capitão de um super iate, que pediu para não ser identificado ao discutir os trágicos eventos.

Comentando se a tragédia poderia ter sido prevista, Salvo Cocina, chefe da Agência de Proteção Civil da Sicília, disse que apenas o nível de probabilidade poderia ter sido previsto. Era impossível calcular quando e onde tal clima atingiria, disse ele. Mares mais quentes aumentaram a severidade de tais eventos, acrescentou Cocina.

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