No calendário de datas comerciais da Amazon (AMZO34), o Prime Day, que começou nesta terça-feira (16), já ganhou a mesma prioridade que a Black Friday. Embora a empresa adote como lema que cada uma das datas comemorativas costuma ser maior que a anterior, o comportamento de consumo do brasileiro tem estimulado a companhia a investir na data que precede o período mais quente para o varejo.
“A Black Friday e o Prime Day, hoje, são eventos igualmente importantes por motivos diferentes. No entanto, a gente sabe que é o momento em que o brasileiro se prepara, se planeja para fazer compras”, conta a diretora de marketing e prime da Amazon Brasil, Camila Nunes.
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A estratégia da empresa para datas comemorativas concilia os eventos proprietários da Amazon, como o próprio Prime Day e a Mega Oferta Prime, feita em outubro do ano passado, com aqueles universais, como a própria Black Friday e o Dia do Consumidor – data que toma força no calendário do comércio brasileiro.
Na parte proprietária, os eventos normalmente se destinam aos assinantes do Prime. A empresa não abre dados sobre a quantidade de conversões de novas assinaturas que conquista nestes eventos, embora dados de 2023 indiquem um aumento de 100% no tráfego do site da Amazon durante os dias do Prime Day.
Sempre que questionada, a empresa reforça que o próximo evento – entre Black Friday e Prime Day – será maior que o anterior: isso é, o Prime Day de 2024 é maior que a Black Friday de 2023, mas deve ser menor que a próxima. Historicamente, a Black Friday é considerada o início das compras de Natal, período mais importante para o varejo no ano.
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“São eventos que têm uma continuidade, inclusive na forma como nos comunicamos. Acabando a Black Friday, na segunda-feira seguinte, logo começamos a nossa campanha de Natal”, diz Nunes. “Entendemos que é um período inteiro de compras, alguns clientes antecipam [as compras no Natal], mas há uma continuidade.”