Um passageiro de um voo da Air Europa desviado para Natal na segunda-feira (1) devido à forte turbulência disse que os passageiros temeram por suas vidas durante o incidente, no qual cerca de 30 pessoas ficaram feridas.

“Há passageiros com fraturas e ferimentos nos braços, rostos e pernas”, disse Stevan à Reuters TV na cidade de Natal, onde o voo UX045 de Madri para a capital uruguaia, Montevidéu, fez um pouso não programado pouco depois das 2h30, horário local.

“Foi uma sensação horrível. Achamos que iríamos morrer ali”, afirmou ele, sem informar seu nome completo.

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Outro passageiro, Maximiliano, disse que o avião — um Boeing 787-9 Dreamliner com 325 passageiros a bordo — começou a despencar de repente.

“De um momento para o outro, o avião se desestabilizou e mergulhou”, contou ele. “As pessoas que não estavam com cinto de segurança subiram e bateram no teto, e se machucaram — as que estavam com cinto de segurança, nem tanto.”

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A Air Europa informou em um comunicado na segunda-feira que sete pessoas sofreram graus variados de ferimentos e que um número indeterminado de passageiros teve contusões leves.

A Secretaria de Saúde do governo do Rio Grande do Norte disse que 30 passageiros foram levados para hospitais em Natal com escoriações leves ou traumas ortopédicos.

A companhia aérea acrescentou que a aeronave estava sendo analisada para determinar a extensão dos danos e disse em uma postagem na mídia social nesta terça-feira (2) que um voo de substituição para levar os passageiros a Montevidéu havia partido de Natal no início do dia.

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A companhia aérea não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o incidente, que ocorreu menos de dois meses depois que um passageiro morreu e dezenas ficaram feridos quando uma turbulência atingiu um voo da Singapore Airlines de Londres para Cingapura.

Alguns cientistas alertaram sobre a piora da turbulência ligada à mudança climática.

A causa mais comum de turbulência são os padrões climáticos instáveis que provocam tempestades, que podem ser detectadas pelo radar meteorológico.

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Incidentes recentes aumentaram a preocupação no setor de viagens aéreas com relação ao cinto de segurança e às práticas de segurança.

Um acordo internacional, a Convenção de Montreal, responsabiliza as companhias aéreas por danos físicos causados por acidentes em voos internacionais, que podem incluir turbulência, independentemente de terem sido negligentes.